Defesa Civil realiza primeiro simulado
A Defesa Civil de Santa Cruz do Escalvado representada pelo coordenador Reginaldo Damásio e Aloísio Carvalho que é agente, juntamente com a Comunidade do Merengo realizaram no último sábado, 23 , simulado de rompimento de barragem com apoio da empresa H3N , o procedimento faz parte de uma das fases de implantação do PAEBM – Plano de Ação Emergencial para Barragens de Mineração.
A simulação em um cenário hipotético de rompimento de barragem de rejeito foi realizado no Merengo de 14:00 às 15:00 e contou com a participação de boa parte da comunidade residente no local, ninguém foi obrigado a participar, mas um intenso trabalho de divulgação e orientação foi realizado na Comunidade com o intuito de alertar sobre a importância do envolvimento de todos.
Serão realizadas mais ações deste tipo. Em cada setor é realizado a demarcação de um local seguro (ponto de encontro) para onde as pessoas devem se dirigir em caso real de rompimento.
É importante informar à comunidade e população que as barragens de rejeito existentes no município e sob a responsabilidade da Mineradora Samarco , encontram-se estáveis sem qualquer risco iminente de rompimento. A Samarco realiza monitoramento constante sendo obrigada a comprovar suas ações a instâncias fiscalizadoras.
“Aqui tem Defesa Civil”.