A capoeira é uma luta que tem como princípios fundamentais a comunicação corporal, a improvisação, a inteligência do corpo, a necessidade de agir, o equilíbrio, assim como as noções de espaço, tempo, ritmo, música, e compreensão da filosofia de jogo.
Através da capoeira as crianças e os jovens têm o benefício de estimular o desenvolvimento dos aspectos físicos, afetivo-sociais, cognitivos, o que inclui desenvolvimento de valores, criatividade, autocontrole, disciplina, entre outros que poderão auxiliar consideravelmente uma formação cidadã mais saudável.
Uma característica que distingue a capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade. Praticantes desta arte marcial brasileira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar. Diante disso, espera-se que essa Ação Social seja estimuladora do desenvolvimento integral desses alunos.
Em Santa Cruz do Escalvado esse projeto será de fundamental importância social e tera um grande papel na comunidade a inclusão de crianças e adultos de ambos os sexos finalizou a prefeita.
O projeto é coordenado pela secretaria de Assistência Social/ Cras e monitoramento e execução pelo professor Leandro.
Estamos trabalhando com a capoeira que é uma luta de forma lúdica e ao mesmo tempo buscando seus fundamentos e cultura , trabalhamos à musicalidade, psicomotricidade e lateralidade ajudando no desenvolvimento das crianças e adolescentes frisou o professor Leandro.