Com intuito de prevenir eventuais quedas de galhos durante o período chuvoso e aumentar a visibilidade e segurança de usuários, a prefeitura de Santa Cruz do Escalvado e DEER/ Ponte Nova realizam, a partir do dia 25 de Abril, a poda de parte das árvores, galhos e cerca viva. Os trabalhos serão feitos após vistoria técnica de uma equipe especializada da prefeitura que indicou a necessidade da intervenção.
A poda está programada para acontecer em etapas, prevenindo eventuais desconfortos a quem faz uso da BR que faz a ligação de Ponte Nova a Santa Cruz do Escalvado. Esta ação inicial tem previsão de durar 2 a 3 dias e vai se concentrar nas árvores de médio e grande porte que margeiam a BR próximo a antiga cerâmica Semião na comunidade do Viana. “Foi onde percebemos a necessidade imediata de intervenção. Existem muitas árvores de grande porte com idade avançada, como pés de Eucalipto, por exemplo,com galhos que podem cair com o vento e que prejudicam a visibilidade e segurança da pista”, afirmou o moradores Lúcia e José Eduardo.
Mais segurança a todos
Durante os últimos meses, a equipe da prefeitura e DEER, que inclui profissionais, realizou visitas ao local e fez um estudo da vegetação. Vários critérios foram analisados, como a idade das árvores, as condições dos galhos, possível presença de parasitas e o tamanho desproporcional das copas.
Os trabalhos seguem o planejamento da secretaria de Obras e Transportes com objetivo de proporcionar segurança e bem-estar aos usuários. A retirada de galhos secos e frágeis diminui os índices de quedas e suas conseqüências.
De acordo com a prefeita, os representantes do DEER serão colocados quebra molas em breve para diminuir a incidência de acidentes no local é também um pedido dos moradores da comunidade.