Palestra do Novembro Azul em Santa Cruz do Escalvado

Palestra do Novembro Azul em Santa Cruz do Escalvado

Após o Outubro Rosa, mais um importante passo inicia-se pela prevenção. O foco passa a ser contra o câncer de próstata. Seguindo o exemplo, o Novembro Azul integra a programação mundial de conscientização dirigida aos homens sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoces do tumor de próstata e de outras doenças masculinas. Sabe-se que o homem vive, em média, sete anos a menos do que a mulher, sendo que 68% das pessoas entre 20 e 59 anos, que morreram no Brasil, são homens. Eles não procuram os serviços de saúde, não praticam atividades físicas e não cuidam da alimentação regularmente; acabam tendo maior tendência para o desenvolvimento de DM, HAS, cânceres, etc.

O preconceito com o exame de toque retal ainda é forte. Apenas 32% dos homens brasileiros declaram ter feito o exame. Por outro lado, mais de 90% dos que temiam fazer o toque, após fazê-lo disseram que o farão novamente.

A falta de conscientização e a dificuldade para a assistência médica no sistema de saúde pública faz com que 30% dos pacientes do SUS sejam diagnosticados com câncer de próstata avançado. O câncer de próstata, na fase inicial, não há sintomas, logo a consulta anual, com a realização do exame de toque e a mensuração do PSA são essenciais para o diagnóstico precoce. Nessa fase mais de 90% dos pacientes são tratados e curados.

Mais de 60 pessoas na maioria homens estavam atentos na palestra realizado pelo médico urologista Dr. Leonardo Cotta Reis ele que atende a mais de 8 anos em Santa Cruz do Escalvado e também no Hospital Arnaldo Gavazza- Ponte Nova.
O evento foi realizado no Clube Catulino Novais pela secretaria municipal de saúde, Nasf Santa Cruz Do Escalvado e prefeitura.

Foto : Taylon Silva
Esquerda/ Direita- Nayara Rubio (Nasf), Adão Lana (Assessor da secretaria de saúde e Enfermeiro), Maria Helena Lanna (Secretaria de Saúde), Dr. Leonardo Cotta Reis (Médico Urologista), Dr. Ronaldo da Veiga (Odontólogo) e João Vitor (Nasf).

 

 

MAIS NOTÍCIAS

Pular para o conteúdo