Produtoras rurais e urbana de Santa Cruz do Escalvado na região da zona da mata estado, querem aumentar a renda com a venda de doces caseiros. Para isso, fizeram o curso de Fabricação Doces em Pasta e em pedaços ofertado pelo Senar Minas.
Durante toda semana as produtoras rurais e urbanas vivenciaram a produção de doces na sede do Pronaf do município. Além de aprenderem novas receitas, tiveram dicas para conquistar mais espaço no mercado. “São doceiras de mão cheia, mas precisavam de qualificação para ganhar dinheiro com esse negócio. Elas conheceram cuidados de higiene durante o processo de produção, e até mesmo de armazenamento e transporte adequado dos doces”, contou o capacitador André do Senar.
As doze participantes do curso esperam comercializar os produtos na cidade e também nas cidades vizinhas. Agora esperam atrair também comerciantes e empresários, para revenderem os doces em outros pontos.
O capacitador do Senar em Santa Cruz do Escalvado André destacou que “cursos como este contribuem para a segurança alimentar do consumidor, uma vez que higiene e qualidade na produção são conteúdos essenciais desenvolvidos neste evento. Esperamos que a qualidade dos alimentos produzidos por alunos do Senar sejam um diferencial nas vendas”.
A capacitação envolve as secretarias de Assistência Social (Cras), Agricultura, Sindicato dos Produtores Rurais de Ponte Nova.
A Gestora do município disse da importância das pessoas se capacitarem para o aumento da renda familiar e quanto mais capacitação melhor para as pessoas se tornarem mais independentes.