Desde de 2013, através da Resolução da SES/MG nº 3870 existe uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde e os municípios de MG, com objetivo de prestação de atendimentos odontológicos para pacientes com necessidades especiais (PNE) com uso de anestesia geral.
A Prefeitura de Santa Cruz do Escalvado através da prefeita, visando superar as desigualdades de acesso e garantir a integralidade de atenção a saúde bucal a todos seus PNEs (com extensa limitação física, mental, cognitiva ou emocional que impeça o tratamento odontológico em ambiente ambulatorial), retomou esse atendimento odontológico em 2017 a todos os pacientes com tratamento indicado sob anestesia geral.
A maioria dos pacientes especiais pode receber tratamento odontológico com resultados positivos . O tratamento odontológico sob anestesia geral oferece um controle adicional sobre o paciente, entretanto necessita de maiores cuidados quanto ao controle das vias aéreas e a manutenção da capacidade respiratória deste.
Além disso, enfatiza as condições necessárias para este tipo de tratamento, a seqüênciados eventos num centro cirúrgico e os aspectos que envolvem o comportamento do paciente e dos pais ou responsáveis. Conclui-se que é de suma importância o cirurgião-dentista conhecer os procedimentos prévios à realização de uma anestesia geral, bem como a interação multiprofissional dentista-anestesiologista-enfermagem e o monitoramento das funções vitais do paciente.
O coordenador de saúde bucal Dr. Ronaldo Vieira da Veiga ressaltou a importância deste convênio e da retomada dos atendimentos na atual gestão (como realizado no paciente R.A.S da zona rural) com muito sucesso no Hospital Arnaldo Gavazza no bloco cirúrgico e com toda estrutura.
“Saúde o Seu Maior Patrimônio”