Antes de plantar qualquer coisa é preciso preparar o local onde as plantas vão ficar. A preparação dos canteiros é uma das atividades mais importantes da horta, pois o canteiro será a morada da plantas por muitos meses, o local onde elas vão crescer e se desenvolver.
As maioria das hortaliças precisa de terra fofa, cheia de nutrientes, sem pedras e sem raízes de plantas invasoras (como grama e tiririca, por exemplo). Por isso é importante trabalhar bem a terra antes de colocar uma mudinha no chão.
Canteiros tradicionais, no chão
– Com uma enxada, retirar a camada superior do solo (cerca de 25 cm de profundidade) para eliminar as raízes de grama.
– Demarcar os canteiros e as covas, protegendo as laterais com madeira, papelão, garrafas ou qualquer outra barreira física que impeça a invasão da grama.
– Preencher o canteiro com terra fofa misturada com adubo orgânico (50% cada) e, se possível, um pouco de esterco. Acrescentar calcário, cinzas de madeira ou cascas de ovos também é bom.
– Deixar descansar uma semana.
Depois do plantio
– Cobrir o canteiro com cobertura morta
– Regar
– Voltar semanalmente para cuidar do canteiros.
A secretaria de Assistência Social através do CRAS vem desenvolvendo grandes ações no município em parceria com os usuários e outras secretarias finalizou a prefeita municipal.