Prefeitura investe em saúde bucal

Prefeitura investe em saúde bucal

Manter cuidados básicos com a região da boca é de fundamental importância para se ter uma boa saúde. Para isto, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Santa Cruz do Escalvado-MG oferta aos seus usuários diversos serviços em saúde bucal na atenção Básica e também na atenção especializada. Nas Unidades de Saúde da Família (USF), espalhadas por todo o município, são realizadas consultas, cirurgias e atendimentos especializados para criança, adultos, idosos e pacientes com necessidades especiais.

“A má higienização da boca pode provocar doenças bucais que, por sua vez, ocasionam ou agravam outras doenças, como as cardiovasculares. Por isso, ter uma saúde bucal em boas condições é pré-requisito para um estado de saúde favorável”, comenta o Dr. Ronaldo Vieira da Veiga, coordenador da área de Saúde Bucal do município. Ele explica que um foco de infecção dentária pode se espalhar através da corrente sanguínea e levar a infecção a outras regiões do corpo. “Muitas doenças, inclusive cardiovasculares, como a endocardite bacteriana, podem ser evitadas com a correta higiene bucal e o acompanhamento de um cirurgião-dentista”, explica. Para evitar diversos agravos, alguns cuidados são fundamentais. “Manter uma escovação adequada após cada refeição e principalmente à noite, antes de dormir, pois durante o sono há diminuição da salivação e, consequentemente, da auto-limpeza”, diz o coordenador da Saúde Bucal do município.

No que se referem aos procedimentos especializados, as cirurgias bucais (como por exemplo, extrações de dentes sisos, caninos inclusos, dentes com finalidade ortodôntica, frenectomias labiais e linguais, biópsias e diagnóstico de câncer de boca, atendimento a traumas dentais, cirurgias pré-protéticas, cirurgias paraendodônticas e tratamento de infecções bucais, dentre outras) são realizadas na sede do município por Dr. Ronaldo todas as tardes, de segunda a sexta-feira, após agendamento com a Auxiliar em Saúde Bucal Flaviane.

Desde o início da administração já foram realizados 574 procedimentos cirúrgicos bucais no município.

“Este procedimentos cirúrgicos bucais geralmente não são realizados na atenção básica à saúde de nenhum município devido ao custo elevado (em média R$1.000,00 para cada paciente), porém em Santa Cruz do Escalvado a saúde bucal também é prioridade da administração 2017/2020 que não mede esforços para que este serviço seja realizado” ressaltou a prefeita municipal.

MAIS NOTÍCIAS

Pular para o conteúdo