No dia 02/04, marcaram presenças na escola municipal Amaro Ribeiro Gomes, a equipe do “Programa Saúde na Escola”, para falarem de Sexualidade com alunos do 8º e 9º período as profissionais Cristina , Flaviane e Lucinha. Foi uma roda de bate papo de forma tranquila, atenciosa e dinâmica, onde todos interagiram bastante, de acordo com a diretora Jaqueline Gouveia.
Esta é uma pergunta que muitas pessoas infelizmente não sabem responder. O não saber é resultado tanto da falta de conhecimento como também dos mitos e tabus que cercam o assunto, transmitidos de geração para geração. Geralmente, a maioria das pessoas confunde a palavra sexualidade com sexo e simplesmente, remete tal significado apenas à relação sexual.
Para respondermos a esta pergunta, poderíamos perfeitamente substituir a palavra Sexualidade por Vida. Ao nascer, entramos em contato com o mundo que nos cerca e percebemos o quanto é importante nos relacionarmos com ele. A sexualidade é uma espécie de energia que nos impulsiona para este contato, constituindo-se no aspecto central da nossa personalidade.
Por ser uma forma especial e profunda de comunicação do indivíduo consigo mesmo e dele com o outro, a sexualidade promove o autoconhecimento e possibilita conhecer este outro, sendo desenvolvida exatamente através da interação social. Este desenvolvimento está estreitamente ligado ao bem-estar do indivíduo, das pessoas que se relacionam com ele e dos outros que estão à sua volta.