O destaque da conferência foi a participação popular. Durante todo o dia, muitas pessoas, entre profissionais, moradores e usuários da rede municipal, participaram do evento. A moradores avaliaram como positivo o interesse da população. E importante saber como funcionam as políticas públicas de assistência social. Por isso, é importante que quem usa os serviços esteja nesses locais de discussão, disse Viviane Aline secretaria de Assistência Social.
A assistente social Jamile Ventura que atua no município, se surpreendeu com o grande número de participantes do evento. “Essa foi uma das conferências mais produtivas, tanto em número de participantes como no resultado das discussões”.
A assistente também acrescenta que a Conferência demonstrou que a população está mais engajada. “Foi uma surpresa muito positiva ter um conselho atuante. Existem usuários que não chegam tão facilmente ao serviço, pela vulnerabilidade das situações precisam procurar a Assistência Social. Isso demonstra um ganho para a cidade e o trabalho da equipe da secretaria que acolhe e orienta esses usuários, afirmou.
Condução dos trabalhos
A responsável pela pasta Viviane Aline ainda destacou os avanços realizados. “Este é o momento de encontro entre gestor, usuário e trabalhador para pensarem juntos as ações. Na VIII Conferência, foi discutida a melhoria da estrutura de atendimento. Como avanços, podemos citar o novo espaço físico do CRAS totalmente reformado e revitalizado.
O presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, José Geraldo (Pitozo), ressaltou o papel das Organizações Não Governamentais (ONGs). “Elas precisam se fortalecer e se capacitar para conseguir resultados mais positivos”, explicou.
A prefeita municipal fez a abertura da Conferência de forma oficial desejando a todos boas vindas e ótimo trabalho.
No período da tarde, o público se reuniu em três grupos para discussão e definição de 10 propostas para o município, duas para o Estado e quatro para a União, além da eleição de delegados que representarão Santa Cruz do Escalvado na 12ª Conferência Estadual de Assistência Social , em outubro deste ano.
A decoração do Clube Catulino Novais esteve a cargo do CRAS simplesmente maravilhoso com apresentação brilhante do Grupo de Capoeira Senzala que desenvolve um grande projeto social no município.
A Assistente Social do CRAS Maria Aparecida fez um relato de todas atividades que estão sendo realizadas na sede e também nas comunidades rurais.
“Aqui tem Assistência Social”.
“AQUI O TRABALHO NÃO PARA, NÃO PARA NÃO”.