Sebrae MG e Prefeitura de Santa Cruz do Escalvado promoveram Dia de Campo e do Leite

É consensual entre os participantes a importância do Dia de Campo ao promover a comunicação entre produtores rurais, setores agrícolas, agropecuárias e pesquisadores.

O evento realizado no Pronaf onde aconteceu a parte técnica e a prática na propriedade rural de Zeca, marcaram presença 17 produtores rurais e a duração de 8 horas.O curso foi ministrado pela zootecnista, Cássia Aparecida Soares Freitas, doutoranda em Forragicultura e Pastagem com a presença da Assistente do Sebrae Ponte Nova Flávia Miranda Silva dos Santos que fez a abertura do evento.

A realidade de um produtor é diferente do outro, temos que evoluir em cima do que a gente tem.

Abordou temas como pastagem, qualidade da semente, manejo e cuidado com as vacas, coleta de solo para análise, dentre outros assuntos.

Para eles, o Dia de Campo é extremamente efetivo no sentido de difundir novidades em termos de tecnologia, criar condições e oportunidades de planejamento de safras e alternativas mais sustentáveis, aumentar a rentabilidade e a produtividade e, por fim, fortalecer a agricultura.

Atingir os objetivos esperados através da realização do dia de campo depende, sobretudo, da experiência obtida ao longo do tempo.

PRODUÇÃO DE LEITE É IMPORTANTE SABER.

Como o leite é constituído em sua maioria por água (em média 87%), O transporte para outras regiões torna-se oneroso, quanto comercializado na forma líquida. Nos últimos anos vários produtores construíram suas torres de secagem de leite, justamente buscando transformar o produto em leite em pó, com isso, diminuindo substancialmente o custo de transporte. Além disso, muitas empresas começam a valorizar o leite com teor de sólidos maior, bonificando o produtor que fornecer leite com mais proteína, gordura ou maior teor de sólidos totais. Para que o produtor possa se beneficiar destas bonificações é importante conhecer todas as formas de aumentar o teor de sólido no leite.

O custo da produção do leite esta diretamente relacionado com o alimento que os produtores vão dar as vacas disse a zootecnista Cássia.

A Executiva do município esteve presente ao evento, disse que capacitar sempre é muito bom para ficarmos antenados com este mundo globalizado em que vivemos.