Outubro Rosa é Realizado com muitas Atrações em Santa Cruz do Escalvado

O Outubro Rosa é um movimento que busca conscientizar sobre prevenção do câncer de mama, uma doença que chegará ao final de 2017 com 600 mil novos casos somente no Brasil, segundo estimativas do Inca (Instituto Nacional de Câncer). Este tipo de câncer é o segundo mais recorrente no mundo.

O movimento, que dura o mês inteiro e tem várias atividades e campanhas, com alertas sobre os riscos e necessidades de diagnóstico precoce. Quanto mais cedo for detectado, maiores são as chances de cura.
Em Santa Cruz do Escalvado o evento foi realizado no dia 25/1o e contou com as presenças do diretor da SRS/Ponte Nova, Ademar Fernandes Moreira, Vera Ribeiro representante do lesgislativo municipal, Maria Helena Lana, secretaria de saúde, secretaria da educação, Maria da Conceição Firmo e a comunidade rural e urbana lotaram as dependências do Clube Catulino Novais.

A prefeita agradeceu o empenho de todos e todas para o sucesso do evento em nossa cidade, funcionários, em especial o NASF, Ana Paula, Cristina Jales, Taylon, Flaviana, Nayara, João Vitor e toda secretaria de saúde.

As palestras estiveram a cargo do Padre Wander Torres que falou sobre o Protagonismo Feminino no Campo, Karine Cardoso Miguel da SRS/Ponte Nova proferiu o tema Câncer de Mama e a Importância do Dia diagnóstico Precoce.

A parte artística tivemos a presença da renomada bailarina Dança do Ventre Silvia Corina e show musical com Serginho Nicácio, todos foram de forma gratuita para abrilhantar o Outubro Rosa em Santa Cruz do Escalvado, a presença da Tv Educar de Ponte Nova também de forma voluntária, o nosso obrigado a todos pela colaboração.

Um engajamento necessário.
O engajamento de diversos setores da sociedade e órgãos públicos, movimentos sociais, e outros, é fundamental para o sucesso da campanha e o combate a doença. Quanto maior forem as informações e os alertas em relação à prevenção da doença, maiores serão as vidas de mulheres que serão salvas disse a prefeita.

Uma luta também de homens.
Embora o movimento refira o câncer de mama especialmente em mulheres, há casos também deste tipo de câncer em homens. Para cada 99 casos somente um caso é de homem. Assim, além de chamar os homens para o necessário apoio ás mulheres que são detectadas com câncer de mama, é importante também eles cuidarem-se.

O mundo fica cor de rosa
Para chamar a atenção, diversos órgãos públicos e empresas iluminam as fachadas dos prédios de cor de rosa. Ônibus e até aviões são pintados de rosa. Monumentos são iluminados com a cor da campanha, num movimento internacional.

Criado na década de 1990, nos Estados Unidos e comemorada de diferentes formas ao redor do mundo por governos, empresas e terceiro setor, a iniciativa busca lembrar a população a respeito da importância do exame periódico de mamografia para mulheres com mais de 40 anos.

O laço rosa utilizado na campanha simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo, motivando e unindo diversos povos em torno da causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

A prefeitura de Santa Cruz do Escalvado soma nesta campanha e alerta as mulheres, que são muitas, para a importância da iniciativa e para a necessidade de que busquem informações e adotem medidas preventivas.