Notícias
Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Escalvado - Itens filtrados por data: Julho 2017

Realizado anualmente em Santa Cruz do Escalvado o IX encontro de tradicionais Bandas de Música que apresentam os famosos dobrados e o extenso repertório musical desenvolvido para esta histórica manifestação cultural.

O evento reuniu cerca de 10 bandas oriundas, do interior, apresentando-se em formato de desfiles e de retretas – apresentação estática, oposta aos desfiles.

As Bandas de Música são grupos tradicionalmente formados por instrumentos de sopro – madeiras e metais – e percussão.

O objetivo é preservar e difundir a tradição das Bandas de Música, levando ao público uma oportunidade singular de assistir grupos diversos da nossa região.

O evento aconteceu na Praça Cônego José Luciano no último Domingo dia 27/08 na parte da manhã com uma grande presença de público, a gestão municipal fez uma homenagem especial a centenária Dona Etelvina Silva

Dias que recebeu das mãos da administração 2017/2020 um belo buquê de flores.

Ainda foram entregues brindes e troféus a todas as corporações musicais e foi servido também almoço a todas participantes.

O IX encontro de bandas contou com as presenças de autoridades do executivo municipal, legislativo, secretários e comunidade.

A organização do evento esteve a cargo da secretaria de Educação e Cultura e apoio de funcionários da prefeitura.

O encontro de bandas contou com as presenças das seguintes corporações:

1 - Filarmônica de Santa Cruz do Escalvado - Maestro Rodrigo Carvalho

2- Banda Lira Caldense - Engenheiro Caldas - Maestro Paulo André.

3- Associação Música e Arte - Santa Cruz do Escalvado- Jose Geraldo (Jacaré)

4- Sociedade Musical de São Geraldo- São Geraldo - Maestro Diego Lima

5- Corporação Musical São Sebastião - Maestro Adilson Marcos. Bela Vista

6- Corporação Musical Lira Nossa Senhora do Amparo- Maestro Antonio Carlos Cruz (Leco) Amparo do Serra.

7- Corporação Musical Santíssima Trindade - Paulo Gomides - Ponte Nova.

8-Corporação Musical Nossa Senhora das Gracas - Maestro Rodrigo Carvalho - Sem Peixe.

9- Corporação Musical Santo Antonio - Maestro Kelvin Santana - Rio Doce.

10- Corporação Musical Municipal Padre Felisberto - Maestro Marcos Leonardo - Dom Silvério.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Aconteceu no dia 23 de agosto de 2017 a apresentação do diagnóstico agropecuário realizado no município de Santa Cruz do Escalvado.

Com o objetivo de qualificar e quantificar as informações agropecuárias do município para gerar informações para tomada de decisões públicas para o meio rural, foi realizada entrevista com aplicação de questionários à 215 produtores da região. No período de 10 a 15 de julho de 2017, os estagiários da Labor Rural– Serviços e Empreendimentos Ltda, Bárbara Pacheco e Helenuccia Paixão, estudantes de Agronomia da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Rômulo Damascena e Júlio Alves, estudantes de Medicina Veterinária da UFV, Willian Mariano, estudante de zootecnia da UFV e o estudante de Medicina Veterinária da UNIVIÇOSA, Nilon Moraes estiveram no município e realizaram o trabalho.

Após a aplicação dos questionários foi realizado a compilação e a interpretação dos dados pelo Engenheiro Agrônomo Walter Rocha e pela Gestora do Agronegócio, Camila Batalha, ambos consultores técnicos da empresa Labor Rural. Os resultados obtidos do diagnóstico foram apresentados pelo Zootecnista Christiano Nascif, sócio proprietário da Labor Rural, à Gestora de Santa Cruz do Escalvado, à Secretária de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio e aos produtores rurais do município na sede do Pronaf.

O questionário utilizado agrupou as perguntas em Perfil Social, Perfil Econômico e Perfil Tecnológico, gerando informações que permitiram traçar o perfil socioeconômico e tecnológico dos produtores entrevistados, suas condições e limitações para desenvolver as atividades nas propriedades.

Conhecendo melhor o perfil dos produtores do município, a formulação de estratégias de atendimento pela administração tende a se tornar mais eficiente, eficaz e efetiva. Durante a apresentação dos resultados foram abordadas as principais deficiências apontadas pelos moradores da zona rural além dos potenciais agropecuários que as propriedades possuem.

Os gastos do município foi somente com alimentação e hospedagem da equipe pesquisas.

Ao final da apresentação aconteceu a entrega de certificados das pessoas que se capacitaram pelo Senar, com as presenças do presidente do Sindicato Rural de Ponte Nova Chico Augusto e a Mobilizadora Mônica.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias
Terça, 29 Agosto 2017 08:30

Projeto Folclore em Zito Soares

O folclore pode ser definido como a ciência que estuda todas as manifestações do saber popular,considerada indispensável para o conhecimento social e psicológico de um povo.O Brasil apresenta grande diversidade no campo cultural.Seu folclore riquíssimo.Oferecer oportunidades de conhecer e resgatar a cultura popular que diz respeito à nossa tradição através das diferentes formas de expressão e manifestações folclóricas,as festas populares,o artesanato e a medicina popular,danças e os “causos” contados pelo Brasil afora, na literatura sob a forma de poemas,lendas,fábulas,ditados populares,superstições.O folclore pode ser definido como a ciência que estuda todas as manifestações do saber popular,considerada indispensável para o conhecimento social e psicológico de um povo.O Brasil apresenta grande diversidade no campo cultural.Seu folclore riquíssimo.Oferecer oportunidades de conhecer e resgatar a cultura popular que diz respeito à nossa tradição através das diferentes formas de expressão e manifestações folclóricas,as festas populares,o artesanato e a medicina popular,danças e os “causos” contados pelo Brasil afora, na literatura sob a forma de poemas,lendas,fábulas,ditados populares,superstições.

Por isso a escola municipal Leôncio Carneiro em Zito Soares desenvolveram o Projeto Folclore com a participação dos alunos e supervisora.

Foram apresentados peças teatrais, músicas e danças, participações de pessoas da comunidades ligadas ao folclore dona Lourdes, Maria Lúcia do Sobrado e dona Nega de Zito Soares.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

A prefeitura de Santa Cruz do Escalvado através da secretaria de assistência social, por meio do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS realizou no dia 23 de agosto, às 14hs com grupo da terceira idade faz atividades de convivência comunitária com participação de 30 pessoas. Essa ação faz parte do acompanhamento aos idosos realizado no CRAS.

As atividades são aplicadas para trabalhar a convivência comunitária, violência ao idoso, envelhecer com dignidade e etc. O trabalho é realizado através de dinâmicas de grupo, atividades físicas, intervenções psicossociais e outros.

O grupo é coordenado pela educador física Lilian Bemfeito, e a psicóloga Eunice Macedo. “A oficina é de caráter terapêutico e visa oferecer um espaço de discussão, que levasse em conta as experiências de cada integrante, trabalhando as emoções e motivações, de forma a resgatar a autoestima de cada um através da experiência de lazer, do bem estar e do exercício físico, criatividade e do relaxamento dos que compareceram".

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

É consensual entre os participantes a importância do Dia de Campo ao promover a comunicação entre produtores rurais, setores agrícolas, agropecuárias e pesquisadores.

O evento realizado no Pronaf onde aconteceu a parte técnica e a prática na propriedade rural de Zeca, marcaram presença 17 produtores rurais e a duração de 8 horas.O curso foi ministrado pela zootecnista, Cássia Aparecida Soares Freitas, doutoranda em Forragicultura e Pastagem com a presença da Assistente do Sebrae Ponte Nova Flávia Miranda Silva dos Santos que fez a abertura do evento.

A realidade de um produtor é diferente do outro, temos que evoluir em cima do que a gente tem.

Abordou temas como pastagem, qualidade da semente, manejo e cuidado com as vacas, coleta de solo para análise, dentre outros assuntos.

Para eles, o Dia de Campo é extremamente efetivo no sentido de difundir novidades em termos de tecnologia, criar condições e oportunidades de planejamento de safras e alternativas mais sustentáveis, aumentar a rentabilidade e a produtividade e, por fim, fortalecer a agricultura.

Atingir os objetivos esperados através da realização do dia de campo depende, sobretudo, da experiência obtida ao longo do tempo.

PRODUÇÃO DE LEITE É IMPORTANTE SABER.

Como o leite é constituído em sua maioria por água (em média 87%), O transporte para outras regiões torna-se oneroso, quanto comercializado na forma líquida. Nos últimos anos vários produtores construíram suas torres de secagem de leite, justamente buscando transformar o produto em leite em pó, com isso, diminuindo substancialmente o custo de transporte. Além disso, muitas empresas começam a valorizar o leite com teor de sólidos maior, bonificando o produtor que fornecer leite com mais proteína, gordura ou maior teor de sólidos totais. Para que o produtor possa se beneficiar destas bonificações é importante conhecer todas as formas de aumentar o teor de sólido no leite.

O custo da produção do leite esta diretamente relacionado com o alimento que os produtores vão dar as vacas disse a zootecnista Cássia.

A Executiva do município esteve presente ao evento, disse que capacitar sempre é muito bom para ficarmos antenados com este mundo globalizado em que vivemos.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias
Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias
Segunda, 21 Agosto 2017 08:44

AMA faz apresentações no final de Semana

Neste Domingo, dia 20, Associação Música e Arte( AMA) de Santa Cruz do Escalvado realizará uma apresentação em Ervália. A atividade, realizada com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cultura.

A apresentação ocorrerá gratuitamente na Praça de Ervália a partir das 09h30. No repertório, música popular brasileira e clássicos.

A Corporação Musical AMA de Santa Cruz do Escalvado faz apresentações gratuitas sempre com apoio da prefeitura de Santa Cruz do Escalvado e secretaria de Educação e Cultura, proporcionando momentos de lazer e música de qualidade à população.

Hoje sábado pela manhã a AMA se apresentou em Ponte Nova na escola estadual Carlos Trivellato no bairro Santo Antonio na festa da " Família ".

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias
Quarta, 16 Agosto 2017 13:21

Comemoração ao dia do estudante

Foi realizado no último dia 11/08 na comunidade do Zito Soares na Escola Municipal Antonio Leôncio Carneiro um momento especial de reflexão em comemoração ao dia do estudante.

Estiveram presentes ao evento a diretora da escola Elisângela Venceslau de Melo Rosa, professores, auxiliares e alunos e com apresentação do professor José Antonio.

Logo após as apresentações foi servido uma deliciosa feijoada para todos.

Parabéns a todos pela iniciativa em homenagear os estudantes.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Prefeitura de Santa Cruz do Escalvado e parceria com a CoopSoberbo encerrou nesta segunda-feira, 14, mais uma turma dos cursos de Corte e Costura.

O encerramento das atividades desta turma aconteceu na sede da CoopSoberbo. O curso terminou com uma exposição dos trabalhos realizados pelas novas costureiras, e representa qualidade de vida e novas possibilidades de trabalho e renda para as famílias atendidas no total de 27 mulheres, o curso teve duração de 3 meses, Maio, Junho e Julho, marcaram presença a solenidade de entrega dos certificados representantes da prefeitura e diretoria da CoopSoberbo.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Teve início no município de Santa Cruz do Escalvado as ações do Programa Saúde na Escola. O primeiro tema abordado foi sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti.

Os estudantes da Escola Amaro Ribeiro conheceram um pouco mais sobre o trabalho do Agente de Endemias com o experiente servidor Valdemar.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias
Página 1 de 3

Mais lidas

Filtro por data

« Agosto 2017 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31