Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Escalvado - Itens filtrados por data: Abril 2017

A Equipe da Fundação Renova, estiveram no dia 23/05/2017, na Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Escalvado, , dentre outros participantes, para apresentar o Programa de Indenização às comunidades impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão, de propriedade da Samarco Mineração, que será iniciado neste município.

O programa de Indenização Mediada (PIM) tem como objetivo ressarcir os impactados de maneira ágil, em comum acordo e sem os trâmites e custos de uma ação judicial.

O PIM é aberto a pessoas, famílias, micro e pequenas empresas que tenham sofrido perdas materiais ou referentes às suas atividades econômicas, em conseqüência direta e imediata do rompimento. A adesão é voluntaria e gratuita. Os interessados que tenham processos judiciais podem aderir ao PIM. Porém, caso concorda com a proposta, devem extinguir o processo para receber o pagamento.

Para participar do processo de indenização a pessoa deve ter passado, obrigatoriamente, pelo cadastro integrado, que está sendo feito nas regiões impactadas. Após o cadastro concluído e caso a pessoa seja identificada como diretamente impactada, será realizado o agendamento pelo Posto de Atendimento. Os processos serão avaliados caso a caso e definidos por meio de sessão de mediação.

Para as sessões de indenização participam o impactado, um representante da Fundação Renova e um mediador imparcial e independente. A mediação poderá ser acompanhada por advogado ou pessoa de confiança do impactado. Todo o processo ocorrerá de forma restrita e sigilosa.

O pagamento da indenização será realizado em até 90 dias a partir da celebração do termo de acordo, e extinção do processo judicial (se houver).

Dentre outros programas, foram tratados:
 Programa de auxílio aos Povos tradicionais, que tem como objetivo apoio ao garimpeiro artesanal ou “Faiscador”, com reunião prevista para 30/05/2017 com participação dos garimpeiros de Santa Cruz do Escalvado .
 Programa de apoio a Pesca de subsistência, com reunião para 27/05/2017, com a participação dos pescadores do município.
 Programa de Fomento a Mão de Obra Local, reunião em 08/06/2017, com alvo as empresas geradoras de mão de obra, empregadores neste município.

A prefeita Sônia Maria Utaler, cobrou transparência e mais participação do município nas tomadas de decisões da Fundação Renova, bem como acompanhamento nas reuniões dos atingidos pelo desastre ambiental.

O engenheiro Ambiental do município de Santa Cruz do Escalvado enfatizou a necessidade de priorizar a mão de obra local, e um plano de reativação econômica do município de Santa Cruz do Escalvado, como forma de minimizar os efeitos ambientais e sócios econômicos negativos provocados pelo desastre ambiental Samarco Mineração.

Missão
Realizar Educação Profissional e Promoção Social (PS) das pessoas do meio rural, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para o desenvolvimento sustentável do país.

Princípios
Organizar, administrar, executar e supervisionar, em todo o território nacional, o ensino da Formação Profissional Rural e da Promoção Social das pessoas do meio rural.

Com base nos princípios da livre iniciativa, da economia de mercado e das urgências sociais, aprimorar as estratégias educativas e difundir metodologias para ofertar ações adequadas de Formação Profissional Rural e Promoção Social ao seu público.

Assessorar os governos federal e estadual em assuntos relacionados com a formação de profissionais rurais e atividades assemelhadas.

Expandir parcerias e consolidar alianças públicas e privadas com o objetivo de cumprir a missão institucional.

Estimular a pesquisa e garantir o acesso à inovação rural.

Fortalecer e modernizar o sistema sindical rural.

Aperfeiçoar os mecanismos de planejamento, monitoramento e avaliação de desempenho institucional.

Promover a cidadania, a qualidade de vida e a inclusão social das pessoas.

A capacitação foi realizado no Pronaf em Santa Cruz do Escalvado no período de 08 à 12 de Maio, tendo como foco, Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas.

Aos participantes foram servidos café da manhã, almoço e café da tarde

A mobilização foi realizado pela funcionária Mônica do Sindicato Rural de Ponte Nova e a secretaria municipal de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente, Comércio e Indústria de Santa Cruz do Escalvado.

Relação dos participantes:
Dirceu José de Freitas
Lindomar de Souza Felipe
Adão Isaias Calixto
Felipe Ferreira da Silva
Luiz Otávio dos Santos Barbosa
José Roberto da Silveira
Márcio Rodrigues de Paula
Ramon Philipe Xavier dos Santos
Rogério da Silva Souza
Sérgio Roberto Calixto Nicácio
Renato Gomes
A funcionária da secretaria
A Mobilizadora Mônica Vieira(Sindicato Rural de Ponte Nova)
Prefeitura de Santa Cruz do Escalvado MG
Ascom - Wesley Moreira

O Departamento de Estradas e Rodagem (DER MG) deu inicio no dia 16/05 serviços de melhoria na faixa de domínio da AMG 1705 em Santa Cruz do Escalvado.

Os trabalhos de roçagem e capina estão sendo realizados pela empresa Barbosa Melo, que também fará o trabalho de recuperação da malha viária com a operação tapa buraco.

O município agradece a coordenadoria do DER na regional de Ponte Nova o Dr. Edson Ivan pelo empenho e dedicação, já que teremos o início da safra de cana em nossa região. A roçagem, capina e o tapa buraco será realizado do Entrocamento da AMG 329 até o Km 19 da rodovia.

Parabéns a todos que contribuíram para o sucesso do evento!

Agradecemos aos patrocinadores, ao Professor de Zumba Guilherme Reis pela disponibilidade e a todos participantes!

Os vencedores da corrida:

Modalidade 12-16 anos
1º lugar: Marcos Paulo da Conceição Martins