Notícias
Avalie este item
(0 votos)

Muito tem se falado nesta doença. Frequentemente ela volta à mídia, que noticia novos casos da febre em nosso estado. Separamos alguns tópicos muito importantes para dar a você um conhecimento maior sobre o assunto. Fique ligado!

- O QUE É A FEBRE AMARELA: Trata-se de uma doença infecciosa, com duração máxima de 10 dias, cuja gravidade pode variar de pessoa para pessoa. É comum na América do Sul e na África e é causada por um vírus.

- QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA FEBRE AMARELA: A pessoa que está com a doença deverá sentir calafrios, dor de cabeça, dor nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga ou fraqueza, além de ter febre. E em casos graves, a pessoa poderá ter uma febre mais alta, pele e o olho amarelados, hemorragia, choque e insuficiência de vários órgãos.

- QUEM TRANSMITE A FEBRE AMARELA? A febre se apresenta de duas formas: silvestre e urbana. A febre silvestre tem como transmissor o mosquito Haemagogus. E em seu ciclo urbano, o transmissor é o já conhecido Aedes Aegypti, mesmo mosquito que transmite a dengue, zyka e chikungunya.

- QUAIS OS CUIDADOS PARA SE EVITAR A DOENÇA: A vacina é o principal meio para se evitar a doença. Ela está disponível gratuitamente no SUS. Além disso, tome outros cuidados: em áreas de mata, use calçados fechados. Use sempre o repelente. Não deixe água parada, eliminando assim o foco de reprodução do mosquito transmissor.

- TODO INFECTADO CORRE O MESMO RISCO? Não. O risco de complicações sempre será maior em pessoas com mais de 60 anos ou pessoas com síndrome de imunodeficiência grave. Porém, isso não quer dizer que a doença não é perigosa para pessoas jovens ou que não têm a síndrome. Todos devem se cuidar.

- MACACO TRANSMITE A DOENÇA? Claro que não. Os primatas também são vítimas da doença. Eles estão mais propensos a adquiri-la que nós, humanos. Quando macacos são encontrados mortos por causa da doença, há que se ter ainda mais cuidado, pois é um indício que a febre amarela está presente naquela região.

Faça sua parte e mantenha quintais limpos e elimine todo e qualquer foco de água parada. Vamos juntos vencer esta doença!

#MaisSaúde #SecretariaMunicipaldeSaúde #SantaCruzdoEscalvado.

Compartilhar nas redes sociais:

Mídia

Compartilhar nas redes sociais:

Deixe um comentário

Mais lidas

Filtro por data

« Fevereiro 2018 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28