Notícias
Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Escalvado - Itens filtrados por data: Outubro 2017

No dia 28/11 foi realizada a VIII Conferência Municipal de Saúde de Santa Cruz do Escalvado com o tem “A Organização da Rede de Atenção à Saúde (RAS) do município”

Na abertura, a servidora pública Nayara Rúbio ressaltou a importância das conferências de saúde, como conquistas do povo brasileiro e espaço democrático em que os municípios, os Estados e a própria nação brasileira, por meio dos seus representantes, têm a oportunidade de se fazer ouvir sobre o sus.

O vice prefeito Dimas Ferraz fez seu discurso enaltecendo a participação de toda comunidade presente no evento.

A Procuradora Jurídica do município Heloine Pereira dos Santos, agradeceu a todos em nome da Prefeita Sonia Maria Untaler, reforçando o comprometimento da atual gestão municipal com a saúde da população.

A secretária municipal de Saúde, Maria Helena Lana, reforçou a importância do evento e aproveitou para agradecer à sua equipe, que não mediu esforços para que o evento fosse realizado.

Durante a manhã, foram realizadas as seguintes palestras: A organização da Rede de Atenção à Saúde de Santa Cruz do Escalvado, pelo enfermeiro Vitor Trevenzoli; O Fortalecimento da Atenção Básica, pela Coordenadora da Atenção Básica da Superintendência Regional de Saúde, Sáskia Drumond; e o Modelo Atual de Saúde Bucal, pelo Assessor Adão Siqueira, o Superintendente da SRS/PN Ademar Fernandes Moreira reforçou que a SRS/PN estará sempre à disposição da comunidade SantaCruzense, representando o legislativo a vereadora Vera Lúcia disse que a administração avançou muito neste primeiro ano de governo e vem respondendo positivamente com exames em mutirões, no período da tarde os grupos se reuniram para discutirem e formularem propostas sobre os temas das conferências (Farmácia, Transporte, Acolhimento), demandas e sugestões foram levantadas pelos segmentos presentes.

A mesa composta por autoridades, o Superintendente Regional de Saúde Ademar Moreira, a representante da Câmara Municipal Vera Lúcia Sette e o presidente do Conselho Municipal de Saúde Srº Emiliano, a secretaria de saúde Maria Helena Lana, Adão Siqueira assessor da secretaria de saúde e o vice prefeito Dimas Ferraz.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Após o Outubro Rosa, mais um importante passo inicia-se pela prevenção. O foco passa a ser contra o câncer de próstata. Seguindo o exemplo, o Novembro Azul integra a programação mundial de conscientização dirigida aos homens sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoces do tumor de próstata e de outras doenças masculinas. Sabe-se que o homem vive, em média, sete anos a menos do que a mulher, sendo que 68% das pessoas entre 20 e 59 anos, que morreram no Brasil, são homens. Eles não procuram os serviços de saúde, não praticam atividades físicas e não cuidam da alimentação regularmente; acabam tendo maior tendência para o desenvolvimento de DM, HAS, cânceres, etc.

O preconceito com o exame de toque retal ainda é forte. Apenas 32% dos homens brasileiros declaram ter feito o exame. Por outro lado, mais de 90% dos que temiam fazer o toque, após fazê-lo disseram que o farão novamente.

A falta de conscientização e a dificuldade para a assistência médica no sistema de saúde pública faz com que 30% dos pacientes do SUS sejam diagnosticados com câncer de próstata avançado. O câncer de próstata, na fase inicial, não há sintomas, logo a consulta anual, com a realização do exame de toque e a mensuração do PSA são essenciais para o diagnóstico precoce. Nessa fase mais de 90% dos pacientes são tratados e curados.

Mais de 60 pessoas na maioria homens estavam atentos na palestra realizado pelo médico urologista Dr. Leonardo Cotta Reis ele que atende a mais de 8 anos em Santa Cruz do Escalvado e também no Hospital Arnaldo Gavazza- Ponte Nova.
O evento foi realizado no Clube Catulino Novais pela secretaria municipal de saúde, Nasf Santa Cruz Do Escalvado e prefeitura.

Foto : Taylon Silva
Esquerda/ Direita- Nayara Rubio (Nasf), Adão Lana (Assessor da secretaria de saúde e Enfermeiro), Maria Helena Lanna (Secretaria de Saúde), Dr. Leonardo Cotta Reis (Médico Urologista), Dr. Ronaldo da Veiga (Odontólogo) e João Vitor (Nasf).

 

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

"Não tem jeito, tem que ajudar os prefeitos". Esta foi a palavra de ordem que acompanhou os cerca de mil prefeitos que deixaram as salas do Senado Federal para se concentrarem e manifestarem suas demandas de frente ao Congresso Nacional, nos gramados da Praça das Bandeiras. A manifestação, que ocorre na manhã desta quarta-feira, 22 de novembro, faz parte da Mobilização Municipalista em Brasília, capitaneado pela Confederação Nacional de Municípios.

A mobilização compõe a campanha Não Deixem Os Municípios Afundarem, e para ilustrar a realidade municipal, o movimento municipalista alocou um barco inflável no mesmo gramado. E os prefeitos fincam no mesmo chão um barco de papel, em ato simbólico à grave crise que enfrentam, que deixa as finanças municipais prestes a naufragarem.

"A nossa situação está representada naquele barco. Não podemos deixar os municípios afundarem", disse Ziulkoski, do alto do carro de som, ao lembrar os gestores dos motivos para a grande mobilização em Brasília.

Em seguida, falou aos prefeitos para que se mantenham unidos para mostrar às autoridades a crítica situação dos Municípios. "Se tem uma crise no Brasil, ela não foi feita pelos Municípios", frisou o líder do movimento.

Ele ainda reivindicou um tratamento igualitário entre os Entes da Federação. "Que Federação é essa que trata o governo do Estado diferente daquele que está lá na ponta?", indagou ele. Fonte Portal CNM

A prefeita Sônia Untaler participou ativamente da Marcha dos prefeitos que se dirigiram a Praça dos Três Poderes ao lado de vários prefeitos da nossa região.

Participou ainda no gabinete do deputado federal Fábio Ramalho de importante reunião falaram sobre a sucessão ao governo de Minas Gerais, ao lado de vários prefeitos e do presidente da AMM o prefeito de Moema Julvan Lacerda.

Ainda na capital federal participou da reunião do Comitê Inter Federativo (CIF) defendendo os interesses de Santa Cruz do Escalvado do maior desastre ambiental ocorrido em Mariana que afetou em muito o nosso município, cobrando mais ações imediatas, tivemos ainda as presenças do advogado da área ambiental Vicente Nunes , secretaria de Agricultura Patricia Castanheira e o engenheiro Ambiental Evair.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Santa Cruz do Escalvado esteve presente na I Conferência Coletiva de Educação, realizada na sexta-feira (17/11), no Clube da Sociedade Esportiva Riocasquense (SER), em Rio Casca. A Conferência reuniu autoridades municipais, secretários de educação e profissionais da educação dos municípios da nossa região, pela primeira vez aconteceu a conferência coletiva no Estado de Minas Gerais. Além de Santa Cruz do Escalvado, estiveram presentes representantes de Sem Peixe, , Alvinópolis, Dom Silvério, Guaraciaba, Rio Casca, Matipó, Piedade de Ponte Nova, Vermelho Novo, Jequeri , Amparo do Serra e Rio Doce.

A reunião contou com uma programação bastante variada com palestras, apresentações culturais, orientações, plenárias, mesa de debates, discussão de eixos temáticos e eleição de delegados que irão representar os municípios da Conferência Territorial de Educação. Foram abordados 10 eixos temáticos ligados a consolidação do Sistema Nacional de Educação e dos Planos Decenais de Educação, Gestão Democrática e Participação popular, Democratização, Direitos Humanos, Justiça Social, Inclusão, Transparência, valorização dos profissionais, entre outros.

“A Conferência reuniu profissionais de várias cidades com realidades diferentes. O setor de educação de Santa Cruz do Escalvado participou com 25 profissionais, que foram muito bem recebidos e participaram com muito entusiasmo , agradecemos a presença de todos colegas de outras cidades. Santa Cruz do Escalvado se sente enaltecida em participar desta Conferência coletiva, que com certeza vai trazer ótimos resultados, além de ser uma conferência inovadora disse a Secretária Municipal de Educação e Cultura Maria da Conceição Firmo Guerra.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

E a torcida lotou o estádio “Marino Gomes Barreto” em Santa Cruz do Escalvado – para a Primeira rodada do Campeonato Municipal de Futebol Amador 2017.

O certame é organizado pela Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Escalvado, na gestão da prefeita Sônia Untaler, através da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Turismo que tem a frente o secretario Maurino Gualberto Miranda. Maurino afirma que o campeonato municipal veio para ficar pois a muitos anos não temos o certame no município, doze equipes estão na disputa.

Na abertura as equipes perfilaram ao lado do trio de arbitragem, autoridades presentes e para a execução do Hino Nacional Brasileiro e logo após o chute inicial coube a prefeita Sôninha.

Veja abaixo os resultados da rodada passada.

Resultado da primeira rodada

Alemão F.C 1x0 Viçoso F.C (WO)

Mercês E.C 0x4 Soberbo E.C

Irmãos F.C 5x4 C. Fanatcs Real

F.J São José 1x4 Porto F.C

Pedreira F.C 1x6 Patrimônio F.C

Molecada F.C 0x4 Cruzeirinho do Antônio Joaquim

Resultados da rodada do dia 15/11 - Campeonato Municipal de Santa Cruz do Escalvado

Alemão 2x1 Fanatics

Porto 1x0 Pedreira (WO)

Mercês 4x1 Viçoso

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Atingidos de Santa Cruz do Escalvado e Fundação Renova chegam em Acordo, prefeita Sôninha fala da reunião na comunidade do Soberbo.

Ouça o áudio abaixo:

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Em funcionamento há cerca de 10 anos no Brasil, a prática da Justiça Restaurativa tem se expandido pelo país. Conhecida como uma técnica de solução de conflitos que prima pela criatividade e sensibilidade na escuta das vítimas e dos ofensores, a prática tem iniciativas cada vez mais diversificadas e já coleciona resultados positivos. Na quinta-feira, 09/11/2017, ocorreu aqui em Santa Cruz mais um circulo da Justiça Restaurativa, sendo a Comarca de Ponte Nova a primeira da região a aderir tal técnica.

Maria Antonieta, defensora pública que acompanha o caso desde do inicio e mediadora do circulo, relata "ontem realizamos na cidade de Santa Cruz do Escalvado um círculo de sensibilização, visando criar uma rede para receber um antigo membro da comunidade, portador de doença mental, dela afastado há alguns anos atrás, em razão de uma sentença penal, que lhe impôs uma medida de segurança de internação, pelo homicídio do próprio irmão. Foram facilitadores do circulo eu, Iraildes e Wander e vários foram seus participantes, desde a irmã e o cunhado do autor do fato, até um amigo de infância, uma amiga da família e da mãe já falecida, um pastor evangélico e colega do autor, além da prefeita da cidade e diversos servidores municipais das áreas da saúde, assistência social e educação. Por ser uma cidade muito pequena e como o crime, na época, repercutiu bastante em todos, tivemos a preocupação de realizar esta atividade, antes da colocação do Dirson em liberdade, que deverá ocorrer já nos próximos dias. Todos se mostraram muito atentos, sensíveis ao problema e envolvidos no circulo. Muitos se emocionaram e ao final a fala foi unânime: o circulo fez a diferença na vida de cada um dos presentes! Conseguimos estabelecer compromissos concretos para contribuir com a reinserção social do Dirson e pela foto, como vocês podem ver, os semblantes estavam bem leves e em paz, algo que me chamou muita atenção. Foi algo inédito e pioneiro, o que me enche de esperança de que é possível um outro olhar e um outro tratamento para a reinserção daquele que foi privado de liberdade, principalmente o portador de sofrimento mental em conflito com a lei. Agradeço a oportunidade de participar deste círculo."

Para Iraildes, psicóloga e também facilitadora, "o Círculo em Santa Cruz foi uma experiência muito agradável que renovou em mim a esperança e a confiança na humanidade. Estamos escrevendo outra história e meu coração transborda de gratidão, por ter sido incluída no grupo que está comprometido com esta nova proposta. A cada círculo sinto que estou bem próxima da vivencia dos valores que acredito. Hoje preciso agradecer especialmente a Maria Antonieta e a Dr. Dayse Mara que entre tantos servidores convidou-me para a formação em justiça Restaurativa. Gratidão".

A prefeita Sônia Untaler, que participou do encontro, coloca que o círculo foi uma base para instruir no processo de reinserção social, e relata que a prefeitura estará sempre a disposição para contribuir neste processo. Afirma ainda que todas as secretarias envolvidas já estão estudando o caso e trabalhando para melhor receber o Dirson.

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Crianças da rede municipal de ensino de Santa Cruz do Escalvado participaram do Projeto Douradinho que é um programa cultural de educação ambiental e tem o apoio da Fundação Renova.

O lançamento do livro Amiga Lata, Amigo Rio esta sendo desenvolvido com crianças do 4º ano dos anos iniciais. Nossas crianças tiveram oportunidades de receber em nosso município a visita do autor do livro Thiago Cascabulho em Outubro de 2017, o mesmo dialogou bastante com as crianças dando também oportunidade de perguntas para sanar dúvidas.

A secretaria da educação Maria da Conceição Firmo disse que é muito importante eventos desta magnitude em nossa cidade, fazendo com que as crianças possam desenvolver ainda mais.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Esse evento é destinado aos jovens que pretendem ingressar no ensino superior sendo o objetivo esclarecer sobre os cursos de graduação baseados no conhecimento do perfil profissional de cada área de formação.

Os estudantes terão a oportunidade de se informar sobre as políticas de inclusão e permanência da instituição, tais como: bolsas para estudantes, residência universitária dentre outros programas de assistência estudantil.

O evento contou com as presenças de alunos da rede municipal e estadual de Santa Cruz do Escalvado, a realização da secretaria municipal de educação.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

O risco cirúrgico é uma forma de avaliação do estado clínico e condições de saúde da pessoa que irá passar por uma cirurgia, de forma que sejam identificados riscos de complicações ao longo de todo o período antes, durante e após a cirurgia.

Ele é calculado através da avaliação clínica do médico e a solicitação de alguns exames, mas, para facilitar, também existem alguns protocolos que orientam melhor o raciocínio médico, como o ASA, Lee e ACP, por exemplo.

Qualquer médico pode fazer esta avaliação, mas, geralmente, é feita pelo clínico geral, cardiologista ou anestesista. Desta forma, é possível que sejam tomados alguns cuidados particulares para cada pessoa antes do procedimento, como a solicitação de exames mais apropriados ou realização de tratamentos para diminuir o risco, relatou o Dr.Thiago Siqueira, médico do Hospital Arnaldo Gavazza.

Riscos Baixos: segundo o médico Dr.Thiago Siqueira.

Procedimentos endoscópicos, como endoscopia, colonoscopia;

Cirurgias superficiais, como de pele, mama, olhos.

A secretaria de Saúde de Santa Cruz do Escalvado Maria Helena Lana disse que todas as 31 consultas realizados no dia 09/11 são para cirurgia de cataratas,para isso é necessário o exames de risco cirúrgico onde todos terão oportunidade de saber se estão aptos a cirurgia.

Já a prefeita Sônia Untaler se diz muito satisfeita com a saúde no nosso município, as pessoas merecem sempre estarem sendo avaliadas e com saúde, porque os menos favorecidos são os mais prejudicadas,enquanto governo faço questão de não medir esforços para zerar as demandas no município.

" Saúde o seu Maior Patrimônio"

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias
Página 1 de 2

Mais lidas

Filtro por data

« Novembro 2017 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30