Apresentação do Diagnóstico Agropecuário

Aconteceu no dia 23 de agosto de 2017 a apresentação do diagnóstico agropecuário realizado no município de Santa Cruz do Escalvado.

Com o objetivo de qualificar e quantificar as informações agropecuárias do município para gerar informações para tomada de decisões públicas para o meio rural, foi realizada entrevista com aplicação de questionários à 215 produtores da região. No período de 10 a 15 de julho de 2017, os estagiários da Labor Rural– Serviços e Empreendimentos Ltda, Bárbara Pacheco e Helenuccia Paixão, estudantes de Agronomia da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Rômulo Damascena e Júlio Alves, estudantes de Medicina Veterinária da UFV, Willian Mariano, estudante de zootecnia da UFV e o estudante de Medicina Veterinária da UNIVIÇOSA, Nilon Moraes estiveram no município e realizaram o trabalho.

Após a aplicação dos questionários foi realizado a compilação e a interpretação dos dados pelo Engenheiro Agrônomo Walter Rocha e pela Gestora do Agronegócio, Camila Batalha, ambos consultores técnicos da empresa Labor Rural. Os resultados obtidos do diagnóstico foram apresentados pelo Zootecnista Christiano Nascif, sócio proprietário da Labor Rural, à Gestora de Santa Cruz do Escalvado, à Secretária de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio e aos produtores rurais do município na sede do Pronaf.

O questionário utilizado agrupou as perguntas em Perfil Social, Perfil Econômico e Perfil Tecnológico, gerando informações que permitiram traçar o perfil socioeconômico e tecnológico dos produtores entrevistados, suas condições e limitações para desenvolver as atividades nas propriedades.

Conhecendo melhor o perfil dos produtores do município, a formulação de estratégias de atendimento pela administração tende a se tornar mais eficiente, eficaz e efetiva. Durante a apresentação dos resultados foram abordadas as principais deficiências apontadas pelos moradores da zona rural além dos potenciais agropecuários que as propriedades possuem.

Os gastos do município foi somente com alimentação e hospedagem da equipe pesquisas.

Ao final da apresentação aconteceu a entrega de certificados das pessoas que se capacitaram pelo Senar, com as presenças do presidente do Sindicato Rural de Ponte Nova Chico Augusto e a Mobilizadora Mônica.