Agricultura em Santa Cruz do Escalvado com Foco em seus Produtores

A prefeitura municipal de Santa Cruz do Escalvado realizou licitação para contratação de assessoria técnica de profissionais nas áreas de veterinária, agronomia e agrícola para darem apoio junto a secretaria municipal de Agricultura, o certame o vencedor foi a Cooperativa Mista de Trabalho, produção e Agropecuária de Novo Soberbo (Coopsoberbo).

O trabalho visa atender diretamente o produtor rural e oferecer melhorias com condições de trabalho, produção e rentabilidade das propriedades rurais, facilitando ainda a busca de mercado para comercialização dos produtos e economia nas compras conjuntas de implementos agrícolas.

No mês de Outubro os trabalhos foram iniciados com base no desenvolvimento da zona rural, baseado em diagnóstico realizado pela administração municipal no início do mandato da atual administração 2017/2020, foi constatado que as atividades primárias da região são a pecuária de leite, produção de ovos, e agricultura familiar.

A equipe saiu a campo para atendimento a esses produtores com profissionais altamente capacitados são eles Matheus Pereira Soares e Bernado Ferraz médicos veterinários, o engenheiro agrônomo Davi Soares, foram feitas visitações técnicas para apresentação do projeto e conhecimento da área de atuação, levantamento de todos tanques de leite no município.

Algumas propriedades já visitadas foram feitos alguns atendimentos como: Vaca atolada no brejo na região de Roça Alegre, atendimento a um goiabal desativo na região de Chacrinha, a uma vaca que tinha dificuldade de emprenhar, fizeram orientações sobre possíveis culturas além de manejo de outro Goiabal em Vianas, vaca com tumor no globo ocular no Merengo, assistência a terreiro na comunidade de Caracol com grande dificuldade de produzir.

Os trabalhos estão começando a fluir, a preocupação da equipe é de prestar um serviço de qualidade para que todos possam ficar satisfeito.

É o homem do campo sendo valorizado e estimulado a produzir em suas propriedades e comercializar os seus produtos com garantia afirmou a prefeita.

A secretaria Patricia Castanheira está muito entusiasmada com a chegada dessa equipe de profissionais, vieram para atender uma demanda antiga da zona rural e com certeza não faltará apoio para o desenvolvimento do homem do campo, além disso as estradas vicinais estão sendo todas patroladas e cascalhadas para facilitar o escoamento da produção agrícola.